Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Endesa baixa preço da eletricidade em média 6,3% no mercado livre em 2019

A Endesa, empresa que opera no mercado liberalizado de energia, anunciou hoje que vai reduzir em média 6,3% o preço da eletricidade em Portugal em 2019.

Endesa baixa preço da eletricidade em média 6,3% no mercado livre em 2019
Notícias ao Minuto

16:10 - 27/12/18 por Lusa

Economia Energia

"Apesar da subida constante de custos, a Endesa optou pela estratégia de não alterar os preços para 2019, de forma a promover a estabilidade económica dos seus clientes, encarregando-se desta subida de custos", refere a empresa, sublinhando que "a descida da tarifa de acesso em 11% não compensou o aumento dos custos energéticos".

E prossegue: "Se no fecho de 2017 os preços do mercado grossista foram 30% mais elevados relativamente aos do ano anterior, este ano de 2018, até ao dia de hoje, foi apresentada uma subida de quase 9% comparativamente ao ano passado".

Assim, para 2019 a situação "não será diferente", sendo que lembra que está previsto "um aumento ainda maior".

Há mais de 20 anos no mercado português, a Endesa conta com cerca de 300 mil clientes, segundo a informação disponível na página da empresa na internet.

A redução anunciada hoje pela Endesa segue-se à descida comunicada pela EDP, em média de 3,5%, também para o mercado liberalizado.

No mercado regulado, as tarifas de eletricidade vão descer também 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 01 de janeiro, o que representa uma diminuição de 1,58 euros para uma fatura mensal de 45,1 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório