Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
MIN 6º MÁX 17º

Edição

"Repudiar a dívida teria consequências históricas"

Na crónica semanal que assina no Diário de Notícias, o economista João César das Neves afirma que as alternativas apresentadas à troika são enganadoras e que um eventual repúdio ao cumprimento das metas da dívida traria “consequências históricas” para Portugal.

"Repudiar a dívida teria consequências históricas"

O professor João César da Neves afirma, no artigo de opinião que assina no Diário de Notícias, que o caminho correcto para Portugal não será a rejeição da troika.

César da Neves escreve que o caminho que temos de percorrer é “mau” e que os críticos partilham da opinião de que “qualquer outro caminho é preferível” mas, acrescenta, “afirmar isto é mostrar a própria ignorância. Porque, se não há situações sem alternativa, em muitas circunstâncias más é habitual todas as variantes serem piores”.

O docente universitário crê que “mesmo que a Europa esteja mal concebida ou os nossos parceiros sejam perversos e oportunistas, romper com eles traria custos enormes” e exemplifica recorrendo aos casos da Argentina, Grécia e Irão.

“Repudiar a dívida, sair do euro ou da Europa teriam consequências históricas que poucos, para lá dos seus autores, quereriam suportar”, realça.

João César da Neves finaliza assinalando que quem “fala em soluções milagrosas só o faz porque oculta cuidadosamente os contornos da situação. (…) Domina a ideia de ‘a troika que se lixe e depois logo se vê’. Atitude bem portuguesa que nos trouxe à crise”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório