Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Grupo suíço conclui compra da portuguesa Goldenergy à Dourogás

O grupo suíço Axpo concluiu a compra ao grupo Dourogás dos 75% da Goldenergy que ainda não detinha, sendo agora o único acionista da comercializadora portuguesa de gás natural e eletricidade, foi este domingo anunciado.

Grupo suíço conclui compra da portuguesa Goldenergy à Dourogás
Notícias ao Minuto

13:27 - 23/12/18 por Lusa

Economia Axpo

Em comunicado, o grupo suíço com sede em Baden explica que a conclusão do processo de aquisição acontece "depois de, em 15 de novembro, a Autoridade da Concorrência [...] ter deliberado adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração".

Segundo refere, a Goldenergy - que fornece mais de 200.00 famílias portuguesas e emprega mais de 100 colaboradores - manterá a sua base de operações em Vila Real, onde nasceu, para além de um escritório de representação em Lisboa e, "em breve", escritórios no Porto.

A Axpo já estava presente em Portugal comercializando energia para indústria e clientes empresariais, sendo que com esta aquisição -- anunciada em outubro passado - entra no mercado doméstico e ambiciona "um crescimento significativo da quota de mercado e na qualidade de serviço para os próximos três anos".

De acordo com a empresa suíça, "a marca Goldenergy ficará mais dedicada ao mercado doméstico, enquanto a marca Axpo se manterá no mercado industrial e empresarial".

Criada em 2008, até 2015 a Goldenergy era detida a 100% pelo grupo Dourogás que, nesse ano, alienou 25% da comercializadora à Axpo. Com o negócio agora concluído, a empresa suíça passa a controlar a totalidade do capital da comercializadora portuguesa.

Operador público suíço que cobre toda a cadeia de valor da energia em vários mercados europeus e nos EUA, a Axpo já operava no mercado português quando adquiriu a primeira participação na Goldenergy, mas apenas na venda de eletricidade e sem presença no segmento de clientes domésticos.

Na Europa detém um portfólio energético de aproximadamente 100 terawatts/hora e gere uma rede de energias renováveis com um portfólio de clientes que ronda os 14.000 megawatts.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório