Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Dívida pública francesa mais perto dos 100% do PIB

A dívida pública francesa continuou a subir no terceiro trimestre, aproximando-se um pouco mais do limiar simbólico de 100% do produto interno bruto (PIB), informou hoje o instituto de estatística.

Dívida pública francesa mais perto dos 100% do PIB
Notícias ao Minuto

08:13 - 21/12/18 por Lusa

Economia Dados

A dívida pública alcançou 2.322 mil milhões de euros a 30 de setembro, ou 99,3% do PIB, um crescimento de 25 mil milhões (+0,3 pontos) em relação ao trimestre anterior.

Na quinta-feira, a Assembleia Nacional francesa aprovou as medidas de emergência do Governo para responder à crise dos "coletes amarelos", anunciadas pelo Presidente de França, Emmanuel Macron: anunciou quatro medidas para aumentar o poder de compra dos assalariados e pensionistas de rendimentos baixos e médios, com destaque para o aumento de 100 euros do salário mínimo.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, disse que as medidas para acalmar os protestos vão custar dez mil milhões de euros aos cofres públicos em 2019 e farão crescer o défice até 3,2% do produto interno bruto (PIB).

Na terça-feira, o comissário europeu para os Assuntos Económicos disse que a França não será sancionada se o défice público ultrapassar os 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, mas pediu que o Governo "seja sério no futuro".

Numa entrevista à emissora de rádio "RTL", o francês Pierre Moscovici insistiu que as regras europeias estabelecem que o limite de 3% pode ser excedido, mas sem chegar a 3,5% e também "com a condição de que seja de forma limitada, temporária e excecional".

Isto significa que não deve exceder os 3% em dois anos consecutivos para evitar o procedimento por défice excessivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório