Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Descida do preço da luz não é garantida para todos, diz a DECO

Regulador anunciou que os preços vão baixar 3,5% no próximo ano, mas a DECO considera que não é suficiente.

Descida do preço da luz não é garantida para todos, diz a DECO
Notícias ao Minuto

11:53 - 20/12/18 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

O preço da eletricidade prepara-se para descer 3,5%, mas só para os consumidores que ainda estão no mercado regulado ou tenham tarifas equiparadas e isso "não retira Portugal do top de países com a eletricidade mais cara", diz a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO), que defende antes uma reposição do IVA a 6% na energia. 

Ora, em causa está o anúncio de que as tarifas de eletricidade no mercado regulado vão descer 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, segundo foi anunciado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), esta semana. 

Esta redução de 3,5% representa uma diminuição de 1,58 euros para uma fatura mensal de 45,1 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador.

Porém, diz a DECO, "com a redução do IVA de 23% para 6%, como propusemos a todos os partidos, o custo da eletricidade e do gás (natural e engarrafado) sofreria um decréscimo de cerca de 13%. Os portugueses poupariam 70 euros, por ano, na eletricidade, e 40 euros no gás". 

Por este motivo, a associação continua a defender que a descida do IVA para baixar o preço da luz, "teria resultados imediatos e substanciais para todos os consumidores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório