Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Quatro projetos inovadores portugueses distinguidos por Bruxelas

Quatro projetos portugueses foram hoje distinguidos pela Comissão Europeia no âmbito do Instrumento PME, integrando um total de 283 projetos inovadores apoiados ao abrigo do projeto-piloto do Conselho Europeu de Inovação (CEI).

Quatro projetos inovadores portugueses distinguidos por Bruxelas
Notícias ao Minuto

11:18 - 20/12/18 por Lusa

Economia Comissão Europeia

O Vectrack, do qual é parceiro o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que desenvolveu um sistema de observação terrestre de doenças vetoriais, vai receber 1,5 milhões de euros relativos ao Processo Acelerado para a Inovação.

Inseridos na Fase 1 do Instrumento PME, que distribuiu bolsas de 50 mil euros, estão o Loqr, de Braga, 'autor' de um sistema seguro de identificação digital, o ClarifyLupus, da Clarify Analytical, de Évora, que desenvolveu um teste que permite diagnosticar a doença do lúpus numa fase inicial, e o Spartwise, da empresa Spartax Chemicals, de Ramada, responsável pelo desenvolvimento de uma produção em larga escala de esparteína.

"Até hoje, já apoiámos, no CEI, 1.276 projetos, financiados em mais de 730 milhões de euros. Este é um apoio muito importante para os europeus que continuam a apostar na inovação. E os quatro projetos portugueses agora premiados em Portugal são provas de que, quando apostam na inovação, os portugueses conseguem ser exemplos de excelência neste domínio", enalteceu Carlos Moedas, comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo programa Horizonte 2020 que financia o Instrumento PME.

Na Fase 1 do Instrumento PME, cada projeto recebe 50 mil euros para esboçar um plano de negócio. Já no Processo Acelerado para a Inovação, os projetos recebem cerca de 2 milhões de euros para tecnologias inovadoras, conceitos e modelos de negócio próximos do mercado.

Até 2020, o projeto-piloto do CEI vai distribuir 2,7 mil milhões de euros a inovações revolucionárias, sob alçada do Horizonte 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório