Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Endividamento da economia sobe para 721,5 mil milhões até outubro

A maior parte do valor total era referente ao setor privado, mas o foi aumento da dívida no setor público que mais penalizou as contas.

Endividamento da economia sobe para 721,5 mil milhões até outubro
Notícias ao Minuto

11:07 - 20/12/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Dívidas

O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta quinta-feira, que o endividamento da economia, que inclui Estado, famílias e empresas, subiu para 721,5 mil milhões até outubro. A maior parte deste valor era referente ao setor privado. 

"Em outubro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 721,5 mil milhões de euros, dos quais 322,0 mil milhões de euros referentes ao setor público e 399,5 mil milhões de euros ao setor privado", refere o supervisor, em comunicado. 

Ora, estes dados revelam que o endividamento do setor não financeiro aumentou 2,5 mil milhões de euros em comparação com o mês anterior.

A penalizar as contas esteve um aumento do endividamento no setor público, apesar de ter sido compensado, em parte, pela redução da dívida no privado. 

"Este aumento resultou do incremento de 2,8 mil milhões de euros no endividamento do setor público, que foi parcialmente compensado pela redução de 0,4 mil milhões de euros no endividamento do setor privado", pode ler-se no relatório do supervisor. 

Já no setor privado, o endividamento das empresas face ao setor financeiro diminuiu 1,1 mil milhões de euros, uma redução parcialmente compensada pelo aumento do endividamento externo das empresas em 0,7 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório