Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

"Este é o momento certo para privatizar os CTT"

A privatização dos CTT, cujo modelo foi anunciado na quinta-feira pelo Governo, foi um dos temas mais debatidos na audição parlamentar de hoje do ministro da Economia, que considerou que é a altura ideal para avançar com a operação.

"Este é o momento certo para privatizar os CTT"
Notícias ao Minuto

19:19 - 11/10/13 por Lusa

Economia Ministro da Economia

"Este é o momento certo" para privatizar os Correios de Portugal (CTT), afirmou o ministro da Economia, Pires de Lima, realçando que "há uma tendência a nível europeu de privatização deste tipo de serviços".

O governante acrescentou que a operação "pode resultar num bom encaixe para o Estado", considerando que a questão de privatizar, ou não, os serviços postais "é uma questão ideológica", que se escusou a comentar.

Ainda assim, salientou: "Não vejo drama nenhum na privatização dos CTT".

Sobre o recente processo de reestruturação da rede dos CTT, Pires de Lima disse que a mesma resultou na "redução de 40 postos de atendimento" e na deslocalização dos trabalhadores que estavam nesses postos para outras estações.

Antes, durante a sua audição na comissão de economia e obras públicas, Pires de Lima já tinha avançado aos deputados que a Operação Pública de Venda (OPV) dos Correios de Portugal (CTT) decorrerá ainda este ano, até ao final da primeira semana de dezembro.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira as condições da Oferta Pública de Venda (OPV) e o caderno de encargos da venda direta institucional dos CTT - Correios de Portugal.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, a Parpública fica autorizada a alienar um número de ações representativas de uma percentagem de "até 70% do capital social" dos CTT.

Esta venda será feita através da realização das seguintes operações: OPV no mercado nacional e "venda direta a um conjunto de instituições financeiras, que ficam obrigadas a proceder à subsequente dispersão das ações nos mercados de capitais".

Do conjunto de ações destinado à OPV, um lote representativo de até 5% do capital será reservado à aquisição por trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório