Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Reserva Federal sobe taxas de juro mas prevê menos aumentos em 2019

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, subiu hoje a sua taxa de juro em 0,25 pontos percentuais, mas sugeriu que vai abrandar o ritmo de aumentos em 2019.

Reserva Federal sobe taxas de juro mas prevê menos aumentos em 2019
Notícias ao Minuto

19:31 - 19/12/18 por Lusa

Economia Fed

Com esta subida, a quarta desde o início do ano, a Fed situou a taxa dos fundos federais entre 2,25% e 2,50%.

A decisão do banco central foi anunciada depois da pressão do presidente norte-americano, Donald Trump, que tem vindo a criticar vigorosamente a subida gradual dos juros seguida pela Fed e reiterou as críticas nos últimos dois dias.

Para 2019, a Fed, que reviu em baixa a sua previsão de inflação e de crescimento e disse que está a seguir atentamente a evolução da economia mundial, vai abrandar o ritmo de aumento dos juros de três para dois, de acordo com as previsões dos membros do comité de política monetária.

As taxas de juro, apesar de continuarem a um nível considerado baixo, ficam agora no ponto mais alto dos últimos 12 anos.

A subida, que já era esperada pelos mercados, foi aprovada por unanimidade na reunião do comité de política monetária que começou na terça-feira e terminou hoje. O banco central justificou-a indicando que "o mercado laboral continuou a reforçar-se" e que a "atividade económica aumentou a um ritmo elevado".

Após a reunião, o banco central norte-americano divulgou também novas previsões macroeconómicas menos otimistas do que as divulgadas em setembro.

A Fed indicou que prevê um aumento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, em vez dos 3,1% avançados nas anteriores projeções.

Para o próximo ano, a Fed antecipa um crescimento de 2,3%, quando há três meses tinha previsto 2,5%.

Quanto à inflação, o banco central espera que fique em 1,9% tanto este ano como no próximo, contra as previsões de 2,1% e 2% anunciadas anteriormente, afirmou o comité de política monetária em comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório