Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Alojamento local pode gerar impacto económico de 412 milhões este ano

O alojamento local tem um peso "inegável" no turismo e na economia e este ano poderá gerar um impacto económico de quase 412 milhões de euros em Portugal, segundo estimativas de um estudo hoje divulgado.

Alojamento local pode gerar impacto económico de 412 milhões este ano
Notícias ao Minuto

12:23 - 19/12/18 por Lusa

Economia Estudo

Trata-se do primeiro barómetro nacional sobre o perfil do viajante português que privilegia o alojamento local para férias e que foi feito pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias para a plataforma "online" especialista em alojamentos para férias HomeAway.

Segundo o estudo, a que a Lusa teve hoje acesso, estima-se que os gastos totais associados ao alojamento local em Portugal este ano gerem um impacto económico de cerca de 411.919.000 euros, sendo 133.643.000 euros relativos a gastos com reserva de alojamento e 278.276.000 euros a outras despesas durante a estadia.

O estudo também estima que este ano 1,7 milhões de viajantes residentes em Portugal fiquem hospedados num alojamento local pelo menos uma vez e que o valor médio total por estadia e por pessoa seja de 737 euros.

O valor médio total engloba gastos médios de 354 euros com a reserva de alojamento local e de 383 euros com outras despesas durante a estadia, como alimentação e transportes, que implicam "um gasto direto no comércio local e um impacto positivo na economia nacional", frisa o estudo.

"Tendo em conta o somatório dos benefícios diretos e indiretos, o peso do alojamento local no turismo e na economia [em Portugal] é inegável", refere o estudo.

Por outro lado, o alojamento local é uma atividade "em franco crescimento" e "responsável pela criação e pela manutenção de postos de trabalho, pela valorização imobiliária e pela recuperação urbana, pela geração de valor para as autarquias, através da taxa turística", e dá um "forte contributo para o aumento sustentado da oferta turística da marca/país Portugal".

Segundo a HomeAway, o estudo, "pioneiro em Portugal", visa "fornecer uma radiografia precisa sobre os hábitos e costumes" do utilizador de alojamento local e divulgar dados que "irão ajudar a compreender melhor as especificidades do setor".

As conclusões do estudo resultam de dados recolhidos durante os meses de setembro e outubro deste ano junto de um universo composto por residentes em Portugal, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 65 anos, que ficaram num alojamento local, em território nacional, pelo menos uma vez, entre agosto de 2016 a agosto de 2018.

Segundo o estudo, naquele período, os principais utilizadores de alojamento local em Portugal foram famílias (41,30%), seguindo-se casais (34,90%) e grupos de amigos (18,5%), sendo que a maioria dos inquiridos (83%) utilizou esta opção de estadia entre uma a quatro vezes.

Os viajantes preferiram o alojamento local para estadias mais longas e destinos nacionais, nomeadamente o Algarve (27,1%), o Norte (24,5%) e o Centro (21,1%).

As estadias em alojamento local duraram até sete dias, a estadia média foi de 4,6 dias, o número médio de turistas presentes num alojamento local foi de 3,88 e o apartamento foi o tipo de alojamento local preferido pelos viajantes (42,7%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório