Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Atividade económica aumenta em outubro mas clima económico diminui

O indicador de atividade económica até outubro aumentou e o de clima económico diminuiu em novembro, num contexto geral de desaceleração económica, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Atividade económica aumenta em outubro mas clima económico diminui
Notícias ao Minuto

11:55 - 19/12/18 por Lusa

Economia INE

De acordo com o INE, "o indicador de atividade económica, disponível até outubro, aumentou ligeiramente e o indicador de clima económico, disponível até novembro, diminuiu".

Em setembro, o indicador de atividade económica tinha diminuído, e o de clima económico, referente a outubro, tinha estabilizado.

O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou, "refletindo um contributo positivo menos expressivo" das componentes de consumo duradouro e não duradouro, de acordo com o instituto.

Também em desaceleração esteve o indicador de formação bruta de capital fixo, "devido ao contributo menos positivo de todas as componentes" do investimento, como "construção, material de transporte e máquinas e equipamentos", salienta o INE.

Na mesma linha, as exportações e importações também desaceleraram, ao registarem variações homólogas de 3,1% e 4,5% em outubro, depois de 6,0% e 7,2% em setembro.

Na produção, em termos nominais, o contexto de desaceleração manteve-se, com um abrandamento dos índices de volume de negócios na indústria e nos serviços, mas em termos reais o índice de produção da indústria diminuiu ligeiramente e a construção acelerou.

A variação do produto interno bruto (PIB) português foi de 2,1% no terceiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, depois de 2,4% no trimestre anterior.

Na União Europeia e na zona euro, os indicadores de confiança dos consumidores e de sentimento económico diminuíram entre junho e novembro, de acordo com o Eurostat.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório