Procurar

CGTP/Açores quer região a corrigir "injustiça" no salário mínimo nacional

A CGTP-IN/Açores quer que o Governo Regional corrija no arquipélago a diferença que possa vir a existir no valor do salário mínimo nacional, que deverá aumentar para "635 euros para uns e 600 euros para outros".

CGTP/Açores quer região a corrigir "injustiça" no salário mínimo nacional

© iStock

Lusa
18/12/2018 15:56 ‧ há 6 anos por Lusa

Economia

Ordenado

"Não podemos admitir que se aplique esta injustiça na região", sublinhou João Decq Mota, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e regiões autónomas, ligado à CGTP-IN, em conferência de imprensa, na Horta.

Segundo aquele dirigente sindical, a anunciada intenção do Governo da República de aumentar o salário mínimo nacional para os 635 euros mensais beneficiaria apenas 70 mil trabalhadores da Função Pública, deixando de fora milhares de trabalhadores do privado, que continuam a auferir 600 euros mensais.

"É inadmissível que cerca de 600 mil trabalhadores continuem, com este estratagema do Governo, sem aumento salarial desde há dez anos, quando está a subir o custo de vida e se mantém a brutal carga fiscal do IRS sobre os trabalhadores", frisou João Decq Mota.

O dirigente sindical recordou ainda que a CGTP-IN propôs que o aumento do salário mínimo nacional chegasse aos 650 euros "para todos os trabalhadores", de forma a que houvesse "justiça" na reposição do poder de compra na Função Pública e no setor privado.

"Assim, haveria justiça, aumento salarial e reposição do poder de compra para todos os trabalhadores", insistiu João Decq Mota.

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas congratula-se, por outro lado, com a "grande vitória" alcançada durante a votação das propostas de Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2019, em especial do aumento da remuneração complementar em 12%, já a partir de 1 de janeiro.

"Trata-se de um aumento que, em virtude da nossa intervenção, teve em conta o período entre 2012 e 2018 em que não houve aumento da remuneração complementar e que obrigou o Governo Regional a ter em conta as nossas realistas e justas propostas", afirmou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10