Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Salário dos funcionários públicos espanhóis aumenta 2,25% em 2019

O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que na sexta-feira será aprovado um aumento de 2,25% do salário dos funcionários públicos, aquando de uma reunião extraordinária, em Barcelona, do Conselho de Ministros.

Salário dos funcionários públicos espanhóis aumenta 2,25% em 2019
Notícias ao Minuto

16:01 - 18/12/18 por Lusa

Economia Pedro Sánchez

Num debate parlamentar no Senado espanhol em que fez uma exposição sobre as linhas principais da política do executivo, Pedro Sánchez avançou que este aumento de 2,25% poderia ser complementado por uma subida de mais 0,25% ligada ao aumento do PIB (Produto Interno Bruto).

Madrid prevê um crescimento económico de 2,3% do PIB em 2019, enquanto o Banco de Espanha e o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimam que essa subida será de 2,2%.

Ao aprovar este decreto-lei, Pedro Sánchez, respeita um acordo feito pelo Governo anterior de direita, de Mariano Rajoy, com os sindicatos de um aumento de 2,25% do salário dos funcionários públicos em 2019.

O atual executivo socialista já tinha anunciado na semana passada a subida do salário mínimo líquido em 22,2%, para 900 euros, em 2019.

O salário mínimo bruto dos espanhóis subirá assim de 858 euros parta 1.050 euros a partir de 01 de janeiro próximo.

Estas medidas vão ser aprovadas pelo Conselho de Ministros numa reunião extraordinária na sexta-feira em Barcelona, um encontro muito criticado pelos movimentos separatistas que preparam uma série de manifestações a defender a independência desta Comunidade Autónoma.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório