Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro não comenta projeções do BdP e enaltece atual crescimento

O ministro da Economia escusou-se hoje a comentar a revisão em baixa pelo Banco de Portugal (BdP) das previsões de crescimento da economia nacional, preferindo salientar o atual ritmo de desenvolvimento do país.

Ministro não comenta projeções do BdP e enaltece atual crescimento
Notícias ao Minuto

14:56 - 18/12/18 por Lusa

Economia País

Pedro Siza Vieira foi confrontado com as projeções do BdP à margem de uma cerimónia do programa REVIVE, em Vila do Conde, lembrando que o atual ritmo de crescimento do país "é algo que não se verificava há muitos e anos que nunca tinha acontecido no século XXI".

"Não comentamos previsões de outras instituições, mas gostaria de assinalar que estamos a crescer acima de 2% há nove trimestres consecutivos", afirmou o governante.

O ministro da Economia não se mostrou, por isso, alarmado com os dados revelados pelo BdP, lembrando que "o governo tem as suas próprias previsões, que constam do Orçamento de Estado".

"Estamos a crescer acima da média da União Europeia, e continuamos a ter projeções muito significativas a nível do crescimento do investimento e da diminuição do desemprego. Há um movimento de convergência com a Europa que nunca se tinha verificado neste século, que continua desde há três anos e que há de continuar nos próximos anos", antecipou o governante.

O Banco de Portugal piorou esta terça-feira projeções de crescimento de Portugal, esperando que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente 2,1% este ano e 1,8% no próximo, desacelerando progressivamente o ritmo de crescimento até aos 1,6% em 2021.

No Boletim Económico de dezembro divulgado hoje, o banco central antecipa que a economia portuguesa cresça 2,1%, menos 0,2 pontos percentuais do que o esperado em outubro, e abaixo dos 2,3% estimados pelo Governo, com as previsões do crescimento das exportações a caírem também dos 5% (de outubro) para os 3,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório