Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fed prepara nova subida de taxa de juro e procura rumo para 2019

Depois de ter aumentado as taxas de juro de forma regular nos últimos meses, o banco central dos EUA, a Reserva Federal (Fed), pode começar a passar uma nova mensagem esta semana: flexibilidade.

Fed prepara nova subida de taxa de juro e procura rumo para 2019
Notícias ao Minuto

23:55 - 17/12/18 por Lusa

Economia Banco Central

Na quarta-feira, a Fed deve anunciar a sua quarta subida da taxa de juro de referência este ano. Mas depois, ninguém está seguro do que se segue -- nem, muito provavelmente, a própria Fed.

Uma confluência de fatores -- um arrefecimento da economia internacional, uma guerra comercial sino-norte-americana, uma inflação ainda temperada, quedas acentuadas e repentinas nos mercados bolsistas -- pode ter levado os dirigentes da Fed a ponderar uma mudança de política.

Muitos analistas admitem que a Fed vai sinalizar na quarta-feira se está a considerar diminuir ou suspender as suas subidas de taxas em 2019 para evitar enfraquecer demasiado a economia. E alguns preveem mesmo que a política de subida de taxas, iniciada há três anos, acabe em 2019.

A praça nova-iorquina tornou a fechar hoje em baixa, colocando os principais índices em níveis onde não estavam há mais de um ano.

O Dow Jones industrial Average caiu hoje 507 pontos, depois de ter caído 496 na sexta-feira, com os investidores a darem sinais de estarem a perder confiança nas perspetivas de crescimento da economia dos EUA, quando a economia internacional acumula sinais de enfraquecimento.

"As incertezas sobre o desempenho da economia (dos EUA) em 2019 dispararam", afirmou Sung Won Sohn, economista-chefe da SS Economics, acrescentado: "Penso que 2019 vai ser um ano difícil para a Fed".

Sohn prevê que, depois de crescer 3% este ano, a economia dos EUA se expanda 2% em 2019. Desta forma, à semelhança de outros economistas, prevê que a Fed só eleve as taxas de juro duas vezes no próximo ano.

David Jones, economista e autor de vários livros sobre a Fed, vai mais longe e só antecipa uma subida em 2019.

Mark Zandi, economista-chefe da Moody's Analytics, está esperançoso no crescimento de 2019, porque pensa que os estímulos provenientes das reduções de impostos e dos aumentos da despesa pública ainda não se desvaneceram.

Assim, Zandi não espera que a Fed aperte muito a concessão de crédito no próximo ano. Mas para 2020, Zandi espera um acentuado arrefecimento da economia e um risco crescente de recessão.

Lawrence White, professor de Economia na Escola Stern, da Universidade de Nova Iorque, disse esperar que a Fed esteja ciente dos erros que fez nos anos de 1970, quando os seus dirigentes permitiram que a inflação crescesse, o que veio a requerer taxas de juro elevadas e uma dolorosa recessão para a eliminar.

"Nunca vimos este desemprego tão baixo em quase 50 anos", salientou, recomendando: "A Fed tem de ser cautelosa".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório