Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Mosteiro de Vila do Conde convertido em hotel de luxo

O Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, vai esta terça-feira ser concessionado a um grupo hoteleiro que pretende investir 8 milhões de euros para converter o edifício numa unidade turística de luxo.

Mosteiro de Vila do Conde convertido em hotel de luxo
Notícias ao Minuto

17:14 - 17/12/18 por Lusa

Economia Investimento

A transformação acontece no âmbito do programa governamental REVIVE, que pretende valorizar e recuperar o património do Estado sem uso para reforçar a atratividade dos destinos regionais.

Esta terça-feira, representantes das várias entidades estatais com tutela sobre o edifício, e também a Câmara Municipal de Vila do Conde, vão formalizar a concessão do equipamento, por um período de 50 anos, à empresa açoriana Slicedays, vencedora do concurso lançado este ano para o efeito.

O grupo hoteleiro pretende converter o imponente edifico vila-condenses a um hotel de charme de 5 estrelas, com 90 quartos, restaurantes, spas e outros equipamentos, que prevê criar 50 novos postos de trabalho na cidade.

O contrato de concessão contempla que parte do edifício esteja acessível à fruição pública, através de um Centro Interpretativo, com acesso independente e gestão direta do município de Vila do Conde, com o objetivo de preservar a memória do mosteiro através de exposições ou palestras.

A autarquia vila-condense assumiu a conservação do monumento desde que em 2007, investindo alguns milhares de euros para impedir a deterioração e vandalismo do equipamento.

"A após um longo período de incertezas sobre a utilização do edifício, é uma excelente notícia a concretização desta concessão, que irá dar sequência a todos os esforços da Câmara Municipal na preservação do Mosteiro de Santa Clara. Espero que o novo projeto devolva a vida e a dignidade que o edifício justifica e merece", disse Elisa Ferraz, presidente da autarquia vila-condense.

O Mosteiro de Santa Clara é o mais icónico edifício de Vila do Conde, assinalando, em 2018, 700 anos de história, primeiro com funções religiosas, até 1893 e, mais tarde, nas mãos do Estado, onde funcionou como reformatório.

A requalificação só foi possível graças ao programa REVIVE que até ao momento já concluiu 10 concursos de concessão, estando, atualmente, abertos os concursos para a Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, e o Mosteiro de Arouca.

Em breve, serão lançadas as concessões do Convento de São Francisco (Portalegre), Quartel do Carmo (Horta, Açores) e Convento do Carmo (Moura).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório