Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente dos EUA pede à Reserva Federal para não subir taxas de juro

O Presidente dos EUA, Donald Trump, pediu hoje que o banco central norte-americano não aumente as taxas de juro, nas reuniões marcadas para os próximos dias.

Presidente dos EUA pede à Reserva Federal para não subir taxas de juro
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/12/18 por Lusa

Economia Mercado

"É incrível que com um dólar muito forte e praticamente sem inflação, com o mundo a explodir à nossa volta, Paris a arder e a China em queda, o Fed (a Reserva Federal) esteja sequer a considerar mais uma subida de juros", escreveu hoje Donald Trump no Twitter.

As palavras do Presidente surgem quando os mercados esperam que, nas reuniões que decorrerão terça e quarta-feira, a Comissão Monetária da Reserva Federal norte-americana aumente as taxas de juros pela quarta vez este ano, para evitar o sobreaquecimento de uma economia impulsionada pelos cortes de impostos determinados pela administração Trump.

Rompendo com a tradição de respeito pela independência do banco central, Donald Trump há vários meses que critica as decisões monetárias da Reserva Federal, que tem vindo a fazer subir as taxas de juro, aumentando o custo do crédito ao consumo.

Por outro lado, as subidas de taxas de juro fortalecem o dólar, neutralizando as metas de redução do défice comercial do governo Trump, ao tornar mais baratas as importações e mais caras as exportações dos produtos norte-americanos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório