Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Transferências imediatas para outros bancos? Só nestes bancos

Análise da DECO revela que apenas sete bancos disponibilizam as transferências imediatas aos seus clientes através do homebanking. Mas será que compensa?

Transferências imediatas para outros bancos? Só nestes bancos
Notícias ao Minuto

10:10 - 17/12/18 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

O Banco de Portugal (BdP) disponibilizou um novo sistema de pagamentos que permite a realização deste de transferências interbancárias no tempo máximo de 10 segundos, mas ainda só sete bancos disponibilizam este serviço online. 

A conclusão é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e resulta de uma análise ao sistema de transferências imediatas, que incidiu sobre 18 instituições bancárias. 

"Fomos verificar a adesão dos bancos nacionais ao novo sistema e os custos inerentes à sua utilização. Dos 18 bancos analisados, apenas 7 disponibilizam as transferências imediatas aos seus clientes através do homebanking: Banco BPI, Bankinter, Crédito Agrícola, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco e Santander. O BBVA também tem a funcionalidade disponível, mas só ao balcão", explica a DECO. 

Compensa?

A recomendação da DECO é clara: "se não tem pressa, use o multibanco". Isto porque "todas as instituições cobram mais por este tipo de transferência do que por uma transferência normal feita através do portal do banco", à exceção do Bankinter e do Credito Agrícola, como revela a associação. 

Por exemplo, no caso do Novo Banco, uma transferência imediata pode custar 2,60 euros por operação, mas "se os clientes tiverem uma conta serviço, o custo reduz-se para 1,61 euros", esclarece a DECO. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório