Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

Comprou uma raspadinha danificada? É isto que deve fazer

Já pensou na frustração que pode ser vencer um prémio numa raspadinha e a Santa Casa não lhe atribuir o prémio porque o bilhete está danificado?

Comprou uma raspadinha danificada? É isto que deve fazer
Notícias ao Minuto

09:26 - 17/12/18 por Notícias ao Minuto 

Economia Santa casa

Se comprou uma raspadinha e deu conta que o bilhete está danificado, há algo que deve fazer: reclamar. Se não o fizer pode habilitar-se a levar com um balde de água fria caso lhe seja atribuído algum prémio. 

Em causa está o facto de a Santa Casa se ter recusado a pagar um prémio de 20 mil euros a uma apostadora que comprou um bilhete danificado, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

Ora, segundo a associação, o Regulamento da Lotaria Instantâea, que se aplica ao jogo da raspadinha, prevê que seja o apostador a "verificar se as regras de segurança existem no momento da compra". 

"Caso tenha comprado uma raspadinha e só depois verificou que a mesma tinha erros de impressão ou defeitos técnicos na zona vedada por película de segurança, destinada a ser raspada por si, deve enviá-la devidamente identificada para o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Avenida da Liberdade, número 194, 1269-275 Lisboa)", refere a DECO. 

Cuidados a ter

Para evitar esta situação, o melhor é garantir que não compra, desde logo, uma raspadinha danificada. Para isso, e segundo a DECO, deve garantir que: 

  • Os códigos de barras e os elementos de segurança impressos no bilhete estão intactos;
  • O código de segurança também está no verso do bilhete, mas pode não ser suficiente se o código da frente estiver danificado;
  • Não dobre, não corte, nem risque o seu bilhete. Este não pode conter qualquer alteração;
  • Quando raspar, tenha cuidado para não impedir a legibilidade do bilhete e evite deteriorar a zona que contém a referência "NÃO RASPAR".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório