Comprou uma raspadinha danificada? É isto que deve fazer

Já pensou na frustração que pode ser vencer um prémio numa raspadinha e a Santa Casa não lhe atribuir o prémio porque o bilhete está danificado?

raspadinha

© iStock

Notícias ao Minuto
17/12/2018 09:26 ‧ 17/12/2018 por Notícias ao Minuto

Economia

Santa casa

Se comprou uma raspadinha e deu conta que o bilhete está danificado, há algo que deve fazer: reclamar. Se não o fizer pode habilitar-se a levar com um balde de água fria caso lhe seja atribuído algum prémio. 

Em causa está o facto de a Santa Casa se ter recusado a pagar um prémio de 20 mil euros a uma apostadora que comprou um bilhete danificado, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

Ora, segundo a associação, o Regulamento da Lotaria Instantâea, que se aplica ao jogo da raspadinha, prevê que seja o apostador a "verificar se as regras de segurança existem no momento da compra". 

"Caso tenha comprado uma raspadinha e só depois verificou que a mesma tinha erros de impressão ou defeitos técnicos na zona vedada por película de segurança, destinada a ser raspada por si, deve enviá-la devidamente identificada para o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Avenida da Liberdade, número 194, 1269-275 Lisboa)", refere a DECO. 

Cuidados a ter

Para evitar esta situação, o melhor é garantir que não compra, desde logo, uma raspadinha danificada. Para isso, e segundo a DECO, deve garantir que: 

  • Os códigos de barras e os elementos de segurança impressos no bilhete estão intactos;
  • O código de segurança também está no verso do bilhete, mas pode não ser suficiente se o código da frente estiver danificado;
  • Não dobre, não corte, nem risque o seu bilhete. Este não pode conter qualquer alteração;
  • Quando raspar, tenha cuidado para não impedir a legibilidade do bilhete e evite deteriorar a zona que contém a referência "NÃO RASPAR".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas