Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Acordo assinado. "Hoje é um dia extremamente importante"

Acordo assinala o fim do braço de ferro entre estivadores e operadores, que durava desde novembro, no Porto de Setúbal.

Acordo assinado. "Hoje é um dia extremamente importante"
Notícias ao Minuto

12:02 - 14/12/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Porto de Setúbal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, esteve presente, esta sexta-feira, no momento em que estivadores e operadores assinaram o acordo que colocou um ponto final à paralisação do porto de Setúbal. Ana Paula Vitorino destacou a importância deste momento para o Porto de Setúbal, como também para a economia nacional. 

"As partes têm-se vindo a aproximar ao longo das últimas semanas e chegamos agora a um acordo", disse a ministra, em conferência de imprensa. "Vamos proceder agora à assinatura formal desse acordo" entre os sindicatos e os operadores. 

O Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) e os operadores portuários, sob mediação do Governo, chegaram a acordo para o regresso ao trabalho dos estivadores do porto de Setúbal, confirmou hoje à agência Lusa fonte sindical.

Sobre o acordo agora assinado, a ministra revela que "todos estão envolvidos na solução. É uma solução em que todos ganham, em que só existem vitoriosos", destacando também que todos "assumiram compromissos". 

O acordo prevê a passagem a efetivos de 56 trabalhadores precários e o levantamento de todas as formas de luta, incluindo a greve ao trabalho extraordinário. 

O documento, aprovado por unanimidade pelos estivadores precários de Setúbal que recusavam apresentar-se ao trabalho desde o dia 5 de novembro, garante também a prioridade na atribuição de trabalho aos atuais trabalhadores eventuais que não sejam integrados nos quadros dos operadores portuários, face a outros que ainda não estejam a laborar no porto de Setúbal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório