Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Câmara do Porto vota redução do preço da água em 2% na "tarifa base"

A Câmara do Porto vai propor a redução do preço da "tarifa base" da água em 2% para 2019, descida que, segundo a proposta a que a Lusa teve hoje acesso, terá "um maior impacto nas famílias numerosas".

Câmara do Porto vota redução do preço da água em 2% na "tarifa base"
Notícias ao Minuto

10:53 - 14/12/18 por Lusa

Economia Propostas

A proposta, do presidente Rui Moreira que vai ser votada na reunião do executivo de terça-feira, explica que "tendo em conta os resultados de eficiência de gestão da empresa no tarifário de água, para consumidores domésticos, é possível uma redução do preço por m3 [metro cúbico] de 2%. no 1.º escalão", redução esta que, sublinha-se, não se repercute apenas nos consumidores de menor capacidade económica.

Segundo a autarquia, ao ser cobrado um valor inferior nos primeiros cinco metros cúbicos, correspondentes ao 1.º escalão, há uma redução da fatura para todos os consumidores, "com maior impacto nas famílias numerosas, uma vez que o volume do referido escalão aumenta consoante a dimensão do agregado familiar".

A descida do preço da água, refere-se na proposta, surge não obstante o aumento de custos da água adquirida à Águas do Douro e Paiva, S. A que sofre um acréscimo de 2,48% - em 2019 será de 0,4259 euros por metro cúbico" - e que a autarquia se propõe absorver.

"A priorização da ação, do município e da entidade gestora, continua a ser o utilizador/cliente, como objetivo permanente e parte integrante da componente associada às prestações de serviços considerados essenciais (fornecimento de água e saneamento de esgotos), tal como expressamente se assume no Mapa Estratégico da entidade gestora", lê-se na proposta.

Assim, explica-se na proposta, para lá da redução de 2% do valor do metro cúbico do 1.º escalão nos consumos domésticos, mantêm-se inalterada a estrutura tarifária e os preços ou tarifas pelos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais (esgotos), traduzindo uma real diminuição da fatura para todos os utilizadores dos serviços, em causa".

A autarquia acrescenta que a estrutura tarifária e os preços propostos foram submetidos a parecer da Entidade Reguladora do Setor das Águas e Resíduos (ERSAR), propondo-se a sua aplicação após o dia 01 de janeiro de 2019.

Em outubro, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, já tinha anunciado a intenção de reduzir a tarifa base da água em 2% no orçamento de 2019.

À data, o autarca esclarecia que esta redução se aplicará à "tarifa base", beneficiando, por isso, "quem regista menores consumos" e as "famílias mais carenciadas".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório