Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Produção petrolífera na Guiné Equatorial volta a crescer em novembro

A produção petrolífera na Guiné Equatorial aumentou cerca de 2.000 barris por dia em novembro, para 125.000, segundo dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Produção petrolífera na Guiné Equatorial volta a crescer em novembro
Notícias ao Minuto

17:50 - 12/12/18 por Lusa

Economia OPEP

De acordo com o último relatório mensal da OPEP, publicado hoje, estes números são baseados em fontes secundárias da organização e comparam com igual crescimento em outubro.

A Guiné Equatorial foi o país com menor produção petrolífera em novembro, entre os 15 que integram a OPEP, imediatamente atrás de países como Gabão (176 mil barris por dia), República do Congo (320 mil barris por dia) e Equador (525 mil barris por dia).

O relatório da OPEP refere também que, em termos de "comunicações diretas", a Guiné Equatorial terá visto a sua produção diária crescer 11.000 barris em novembro.

Segundo os dados fornecidos por entidades oficiais à organização, a Guiné Equatorial terá produzido 108 mil barris de petróleo em outubro.

Nos últimos 20 anos, a exploração dos recursos petrolíferos foi o principal pilar para o crescimento da economia equato-guineense.

Para evitar uma dependência elevada da exploração do petróleo, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), comprometeu-se, em setembro, a apoiar a diversificação económica no país, através de um programa que incidirá, entre outros, sobre a transformação agrícola.

De acordo com dados do BAD, a queda do preço do petróleo afetou os investimentos públicos, que em 2017 representaram 17,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné Equatorial, diminuindo face aos 24,6% registados em 2013.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório