Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de juro média dos novos empréstimos foi de 2,43% em outubro

Taxa de juro voltou a subir após três meses em queda.

Taxa de juro média dos novos empréstimos foi de 2,43% em outubro
Notícias ao Minuto

11:21 - 11/12/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia BdP

A taxa de juro média dos novos empréstimos a sociedades não financeiras foi de 2,43% em outubro, anunciou o Banco de Portugal, esta terça-feira. Este valor representa um aumento de sete pontos base face ao mês anterior

Segundo o supervisor, as taxas de juro das operações acima de um milhão de euros e das operações abaixo de um milhão de euros fixaram-se em 1,77% e 2,84%, respetivamente, sendo que a diferença entre as mesmas se manteve "praticamente inalterado face ao mês anterior", refere o BdP. 

Nas novas operações de crédito a particulares para habitação, a taxa de juro média diminuiu 2 pb, para 1,34%, correspondendo a um novo mínimo da série. No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,22% e 4,19%, em 7,19% e 3,84% em setembro). 

Em julho, entraram em vigor as novas regras do Banco de Portugal que criam restrições à concessão de novos créditos à habitação e ao consumo, estabelecendo, por exemplo, que as famílias apenas podem gastar metade do seu rendimento com empréstimos bancários.

Apesar de não serem de cumprimento obrigatório, os bancos que não as cumprirem têm de explicar ao supervisor porque não o fizeram.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório