Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Preços subiram 144% elevando para 1.299.724% inflação acumulada

Os preços dos produtos e serviços subiram 144% durante o passado mês de novembro, elevando para 1.299.724% a inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados na segunda-feira pela Assembleia Nacional da Venezuela.

Preços subiram 144% elevando para 1.299.724% inflação acumulada
Notícias ao Minuto

06:06 - 11/12/18 por Lusa

Economia Venezuela

"Hoje temos um ano, oficialmente, em hiperinflação. Rompemos todos os dados históricos", disse o porta-voz da Comissão de Finanças do parlamento, no qual a oposição detém a maioria.

Rafael Guzmán falava em Caracas, capital da Venezuela, durante uma conferência de imprensa na qual insistiu que em novembro de 2017 a Venezuela entrou numa etapa de subida acelerada da inflação.

"Nunca uma hiperinflação, na América [Latina], tinha atingido 1.300.000%", declarou.

Por outro lado, Rafael Guzmán questionou as medidas económicas anunciadas em agosto último pelo Presidente, Nicolás Maduro, que passaram por uma desvalorização da moeda local, pelo aumento dos impostos e por uma reconversão monetária que eliminou cinco zeros ao bolívar forte (moeda local) para pôr em circulação o bolívar soberano.

"O Governo insiste em continuar de costas para os problemas dos venezuelanos. Além disso, insiste em pedir ajuda internacional para continuar aparafusando-se no poder", disse.

Desde há vários anos que o Banco Central da Venezuela não divulga os dados da inflação, tal como contemplado na legislação, o que tem ocasionado reclamações de organismos nacionais e internacionais.

Essa ausência de dados levou o parlamento a efetuar um registo das subidas dos preços dos produtos e serviços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório