Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Empresas de distribuição de gás natural querem investir 306,5 milhões

As empresas de distribuição de gás natural preveem investir 306,5 milhões de euros nos próximos cinco anos, com a REN Portgás Distribuição e o grupo Galp a serem responsáveis por cerca de 80% do montante previsto.

Empresas de distribuição de gás natural querem investir 306,5 milhões
Notícias ao Minuto

20:23 - 10/12/18 por Lusa

Economia Cinco Anos

De acordo com as propostas de Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição para o período 2019-2023, os montantes totais de investimento ascendem a um total de 306,5 milhões de euros, e as maiores fatias de investimento dizem respeito à REN Portgás Distribuição e ao grupo Galp, destacando-se igualmente o crescimento da dimensão da Sonorgás que, de cinco licenças, passou a deter 23 licenças.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ESRE), o investimento previsto representa um acréscimo de 11,8% em comparação com o montante global das propostas dos planos anteriores e um acréscimo de 12,9% face ao montante global reportado à ERSE como executado e entrado em exploração no horizonte 2013 a 2017.

Em termos desagregados, a REN Portgás prevê investir 129 milhões de euros até 2023 e o grupo Galp 125,2 milhões de euros, o que se traduz em crescimentos de 17,4% e 14%, respetivamente.

A REN Portgás pretende expandir a rede em dois novos concelhos - Caminha e Paredes de Coura -, enquanto o investimento da Galp não prevê expansão da rede a novos municípios, mas antes "saturar" a infraestrutura existente com novos pontos de abastecimento, um crescimento de 7% do número relativamente a 2017.

Nas propostas de investimento nas redes, que estão desde hoje em consulta pública na página da internet da ERSE, os operadores aumentam as previsões de distribuição de gás natural para o período 2019 a 2023, com base na retoma do nível de consumo desde 2016, contudo ainda sem atingir os valores anteriores à crise.

Em contrapartida, há uma revisão em baixa da evolução dos pontos de abastecimento para o período do atual plano comparado com o anterior, o que "está maioritariamente relacionada com o atraso da expansão da rede da Sonorgás aos novos polos de consumo, cujas licenças foram atribuídas em 2016", acrescenta.

Depois da consulta pública e do parecer da ERSE que é não vinculativo, a última palavra sobre os investimentos propostos cabe ao Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório