Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

FEBASE chegou a acordo com bancos para aumentos salariais

A federação sindical do setor financeiro (FEBASE) chegou a acordo com as entidades subscritoras do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para aumentos salariais diferenciados, entre os 0,25% e os 13%, retroativos a janeiro, foi hoje anunciado pela estrutura sindical.

FEBASE chegou a acordo com bancos para aumentos salariais
Notícias ao Minuto

17:24 - 10/12/18 por Lusa

Economia Setor

Num comunicado divulgado na internet, a FEBASE salientou que este "não é o acordo que a Federação desejava, é o acordo possível".

"O processo de negociação da tabela salarial e cláusulas de expressão pecuniária do ACT do setor bancário, que se arrasta desde fevereiro, chegou finalmente ao fim, com um aumento diferenciado por níveis", afirmou, acrescentando que o Grupo Negociador das Instituições de Crédito recusou-se "a evoluir da sua posição de não aumentar justamente todos os trabalhadores e reformados".

No âmbito do acordo estabelecido, o aumento salarial do nível 1 será de 13,21% e o do nível 2 será de 4,65%.

Entre o nível 3 e o 6, o aumento será de 1,50%, entre o nível 7 e 9 será de 1%, entre o nível 10 e 12 será de 0,75%, entre o nível 13 e 14 será de 0,5% e entre o nível 15 e 18 será de 0,25%.

O subsídio de almoço tem um aumento de 3,60%, passando a ser de 9,5 euros por dia.

O acordo prevê a criação do subsídio de nascimento, com um valor de 750 euros.

Todos os aumentos são retroativos a janeiro deste ano e serão pagos neste mês de dezembro ou em janeiro de 2019, consoante a data de processamento dos vencimentos em cada instituição.

"Os sindicatos da Febase aceitaram esta proposta de aumentos da tabela salarial nos pressupostos de que se está a esgotar o tempo de negociação e, como tal, é impensável protelar por mais tempo o processo negocial", justificou a estrutura sindical que agrega os três sindicatos de bancários e dois dos seguros da UGT.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório