Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Concessão dos Estaleiros Navais decidida até final da próxima semana

O júri do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo deverá decidir até ao final da próxima semana se aceita ou não a proposta da empresa Martifer, disse hoje o ministro da Defesa Nacional.

Concessão dos Estaleiros Navais decidida até final da próxima semana
Notícias ao Minuto

16:00 - 08/10/13 por Lusa

Economia Ministro

"Até ao final da próxima semana [o júri] fará a validação ou não, acreditamos que possa fazê-lo, da proposta que foi apresentada pela Martifer", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

O ministro, que falava durante uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, afirmou que "há boas expectativas de que a indústria naval se mantenha".

"Para isso serão necessários trabalhadores", sublinhou, considerando que será "natural" que o recrutamento se faça entre os atuais trabalhadores dos Estaleiros Navais e que "haja a possibilidade de salvaguardar o maior número de postos de trabalho".

Os portugueses da Martifer são os únicos na corrida à subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, depois de o grupo russo ter sido excluído pelo júri deste concurso, anunciou a empresa, no passado dia 2 de outubro.

Na audição, o deputado do PCP António Filipe questionou que garantias dá a Martifer de assegurar a viabilização dos estaleiros, face à situação financeira que a empresa atravessa.

"Vemos com muita preocupação que o único concorrente, a Martifer, tem uma situação financeira dificílima. Em Santarém, a Martifer fechou", observou António Filipe.

Em resposta ao deputado do CDS-PP Abel Baptista, que questionou igualmente o ministro sobre a situação financeira da empresa, o ministro remeteu essa avaliação para o júri do concurso.

"É um júri competente, faz a avaliação das condições do caderno de encargos que estava definido no lançamento", afirmou Aguiar-Branco, referindo que "parece ser um dado adquirido a manutenção da construção naval".

"Os estaleiros navais vão renascer", afirmou Aguiar-Branco, manifestando-se "prudentemente otimista".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório