Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Passageiros esperam preços mais baixos com nova companhia aérea

Os passageiros de transportes aéreos em Moçambique, ouvidos pela Lusa no aeroporto da capital, esperam que a entrada da Ethiopian Airlines nos voos domésticos sirva para baixar os preços das viagens.

Passageiros esperam preços mais baixos com nova companhia aérea
Notícias ao Minuto

08:33 - 10/12/18 por Lusa

Economia Moçambique

"Que se tente desmistificar a ideia de que avião é para pessoas abastadas e que se pratiquem preços mais acessíveis, porque os preços ainda são proibitivos", disse Amândio Borges, passageiro que se preparava para uma viagem de cerca de três horas para a província de Nampula, no norte do país.

Borges já viajou com a empresa e ficou satisfeito, depois de muitos anos de monopólio da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

De orgulho passou a deceção, referiu, dizendo ter sido afetado várias vezes pelos atrasos e falta de informação da companhia de bandeira.

Marco Silva, outro passageiro na sala de espera, encara a entrada de uma nova companhia nos voos domésticos como um sinal preocupante, demonstrador de fragilidades da LAM.

"Teve de vir uma empresa externa para nos socorrer", lamentou.

Além de obrigar a concorrência a trabalhar mais, a nova empresa gera novos rendimentos para Moçambique, com criação de postos de trabalhos, disse Marco Silva.

Francisca Tovela, de partida para Tete, província do interior a pouco mais de três horas de viagem, ficou agradada com os preços promocionais da nova companhia.

"Quando vi as tarifas, pensei: era disto que estávamos a precisar", contou, dizendo que espera melhorias graças à competição entre companhias.

"Em qualquer economia é preciso haver concorrência", disse Marcos Cuembelo, outro passageiro, acreditando que a LAM também vai prestar serviços com mais qualidade.

"No fim quem ganha somos nós, os clientes, ganha o país e o mercado", concluiu.

A Ethiopian Airlines iniciou as operações domésticas em Moçambique no dia 01 de dezembro, tornando-se na segunda companhia de origem estrangeira a ligar diferentes cidades do país.

Até 2017, só a operadora estatal LAM podia fazer voos domésticos, mas uma alteração à lei passou a permitir a entrada de outros operadores, o primeiro dos quais foi a Fastjet, que há um ano garante voos entre Maputo e algumas capitais provinciais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório