Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Banco de Portugal defende redução duradoura dos impostos

O Banco de Portugal defende que é necessária uma redução da carga fiscal sobre empresas e famílias, de forma gradual mas duradoura, e uma consolidação orçamental cada vez mais amiga do crescimento económico.

Banco de Portugal defende redução duradoura dos impostos
Notícias ao Minuto

14:34 - 08/10/13 por Lusa

Economia Carga fiscal

No Boletim Económico de Outono hoje publicado, a instituição liderada por Carlos Costa demonstra-se preocupada com o declínio do investimento empresarial e com as suas implicações no crescimento económico no futuro.

Como tal, defende que é necessária a continuação da consolidação orçamental mas "tendo cada vez mais em conta a necessidade de garantir um crescimento económico sustentável no médio prazo e uma eficiente utilização dos recursos".

"Um funcionamento mais eficiente dos mercados e uma redução da carga fiscal constituem incentivos à inovação e à incorporação de progresso técnico por parte das empresas, assim como ao investimento em educação e capital humano por parte das famílias, os quais são as componentes essenciais para promover um crescimento sustentado da economia portuguesa", diz o Banco de Portugal.

Nesse sentido, diz a instituição, a "estratégia de consolidação orçamental deverá prosseguir tendo cada vez mais em conta a necessidade de garantir um crescimento económico sustentável no médio prazo" e que neste contexto terão de ser implementadas "medidas de racionalização da despesa pública que permitam uma redução gradual, mas duradoura, da carga fiscal sobre famílias e empresas e que estimulem um crescimento sustentável e equilibrado da procura interna, com destaque para o investimento empresarial".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório