Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Tomás Correia venceu as eleições da Associação Mutualista Montepio Geral

António Tomás Correia venceu hoje as eleições da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), à frente da lista A, com 43,2% dos votos, disse à agência Lusa fonte ligada à lista.

Tomás Correia venceu as eleições da Associação Mutualista Montepio Geral
Notícias ao Minuto

08:19 - 08/12/18 por Lusa

Economia Banco

A lista C ficou em segundo lugar, com 36,3% dos votos, e a lista B em terceiro, com 20,5% dos votos.

Desta vez os cerca de 460 mil associados da mutualista com direito a voto puderam escolher entre três listas, mas optaram por manter a liderança da Associação Mutualista nas mãos do atual presidente, Tomás Correia.

Tomás Correia liderava a lista A, a lista B tinha como principal figura Ribeiro Mendes, que é administrador da mutualista, e a lista C foi liderada por António Godinho, que ficou em segundo lugar nas últimas eleições.

Estas eleições destinavam-se a escolher os dirigentes para os órgãos sociais da AMMG para o triénio 2019/2022.

Nos últimos anos, o Banco de Portugal impôs uma maior separação na gestão do banco e da associação mutualista, que entre 2008 e 2015 foi acumulada por António Tomás Correia, tendo vindo também a defender uma melhor diferenciação entre as duas entidades.

Em 2015, precisamente por imposição do regulador bancário, o sistema mudou, ficando Tomás Correia à frente da mutualista e passando o banco a ter uma gestão autónoma, com Carlos Tavares a assumir a presidência da Caixa Económica Montepio Geral, que irá ficar com uma nova designação comercial até final do ano, embora estatutariamente mantenha o nome.

Fundado em 1840 por um grupo de funcionários públicos liderados pelo professor e funcionário da Contadoria da Junta do Crédito Público Francisco Álvares Botelho, o então "Monte Pio dos Empregados Públicos" pretendia colmatar, através do apoio mútuo, a ausência de um quadro público de apoio social em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório