Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Fitch sobe rating da CGD para 'BB' e mantém perspetiva positiva

A Fitch subiu o rating de longo prazo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), para BB, mantendo o 'outlook' (perspetiva) positivo, informou o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fitch sobe rating da CGD para 'BB' e mantém perspetiva positiva
Notícias ao Minuto

19:38 - 06/12/18 por Lusa

Economia agência

A Caixa esclarece que a alteração da notação teve lugar hoje, com a Fitch Ratings a subir "o 'rating' de longo prazo (IDR -- Issuer Default Rating) de BB- para BB e o Viability Rating (VR) de bb- para bb, mantendo o 'outlook' ou a perspetiva para o futuro em positivo", de acordo com a mesma nota.

O banco público salienta ainda que esta subida "reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas na qualidade dos ativos, rentabilidade operacional e níveis de capital".

O 'outlook' positivo é justificado pela instituição com a convicção de que "continuará a cumprir o plano acordado com a Comissão Europeia no âmbito da recapitalização do banco em 2017", e que inclui metas "ambiciosas de qualidade de ativos, capital e rentabilidade", avançou a CGD.

A Caixa acredita ainda que este 'outlook' "poderá perspetivar uma nova revisão em alta do rating nos próximos meses", tendo em conta "os níveis confortáveis de capital e liquidez" do banco público.

A CGD considera que, para melhorar a notação, será também importante o "progresso adicional" no cumprimento deste plano estratégico.

Também o BCP viu a Fitch melhorar o seu 'rating' hoje, de BB- para BB, com um 'outlook' estável.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório