Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fitch manteve 'rating' da dívida de longo prazo do Santander em BBB+

A agência de notação financeira Fitch manteve hoje o 'rating' da dívida de longo prazo do Santander Totta em BBB+ e melhorou o 'rating' de viabilidade de bb+ para bbb-.

Fitch manteve 'rating' da dívida de longo prazo do Santander em BBB+
Notícias ao Minuto

12:33 - 06/12/18 por Lusa

Economia Mercado

Em comunicado enviado pelo Santander Totta, o banco refere que a agência manteve também o 'rating' da dívida de curto prazo em F2.

Os 'outlooks' (perspetivas), por sua vez, são estáveis, acrescenta.

Segundo o banco, a Fitch salienta que "o Santander Totta tem mantido consistentemente uma qualidade de ativos significativamente melhor que a do setor, mesmo depois da integração do Banif e do Popular".

Refere também que "as atividades do Santander Totta em Portugal são estrategicamente importantes para o grupo, enquanto a gestão independente é significante" e que o banco "tem feito um percurso longo e com sucesso no apoio aos objetivos do grupo".

Sobre o rating de viabilidade, a Fitch explica que a melhoria se deve "principalmente à capacidade que o banco tem demonstrado em ter um bom desempenho e em integrar progressivamente o Banco Popular Portugal, sem comprometer a sua rentabilidade ajustada ao risco ao longo do ciclo económico", acrescenta.

"O seu 'core business' tem sido resiliente e o banco tem gerado uma rentabilidade adequada, mantendo simultaneamente a qualidade dos ativos controlada", sinaliza ainda.

O Santander Totta refere que este 'rating' considera também os níveis adequados de capitalização, lembrando que "apesar da integração do Banco Popular Portugal, o Santander Totta continua a comparar bem com os seus concorrentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório