Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Moçambique: Índice de Volume de Negócios sobe, emprego e salários caem

O Índice de Volume de Negócios em Moçambique registou este ano, até final de setembro, uma subida de 4,7% (variação mensal acumulada), mas os índices de emprego e remunerações retraíram-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano.

Moçambique: Índice de Volume de Negócios sobe, emprego e salários caem
Notícias ao Minuto

10:40 - 06/12/18 por Lusa

Economia INE

No final de setembro, o Índice de Volume de Negócios em Moçambique era de 517,1 pontos, segundo o boletim de Índices de Atividades Económicas, hoje divulgado e consultado pela Lusa.

O volume de negócios corresponde ao valor total da faturação, com exclusão do IVA, realizada pelas unidades estatísticas de observação durante o período de referência.

O valor está acima da média de 2017 (458,1) e do valor de 499,4 com que o país fechou o ano, registando o índice uma variação acumulada mensal de 4,7% de janeiro a setembro deste ano.

Do lado dos postos de trabalho, ou seja, o número de pessoas que no período de referência participaram nas atividades da empresa/instituição (qualquer que tenha sido a duração dessa participação), o índice de emprego ficou em 122,1, mais que a média de 2017 (121,6), mas abaixo de 127,7, valor com que Moçambique fechou o ano.

A variação acumulada de janeiro a setembro do índice de emprego é de -4,4%, segundo o INE.

O boletim aborda também todas as remunerações, montante ilíquido em dinheiro ou em géneros, pagas aos trabalhadores que se incluem no conceito de "pessoal ao serviço".

Neste âmbito, o índice de remunerações chegou ao final de setembro com um valor de 439,5, abaixo da média de 453,4 registada em 2017 e abaixo do valor de 502,2 com que o último ano terminou.

A variação acumulada de janeiro a setembro do índice de remunerações é de -12,8%, segundo o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório