Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

A OPEP irá desafiar o pedido de Trump para baixar os preços do petróleo?

Cartel vai reunir-se esta quinta e sexta-feira para decidir o futuro do mercado petrolífero.

A OPEP irá desafiar o pedido de Trump para baixar os preços do petróleo?
Notícias ao Minuto

07:48 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Produtores

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai reunir-se, esta quinta e sexta-feira, para decidir o futuro do mercado petrolífero. Em cima da mesa está o prolongamento, ou não, dos cortes de produção que estão atualmente em vigor. A expectativa é que o cartel decida reduzir a produção, contrariamente aos pedidos que têm sido feitos pelo Presidente dos EUA, Donald Trump. 

A Arábia Saudita, que é o principal produtor de petróleo do mundo, argumenta que a produção tem de ser reduzida porque teme que caso isso não aconteça os preços desçam mais no próximo ano, em resultado da desaceleração que se prevê em relação à procura da matéria-prima, conta a BBC. 

Por sua vez, Donald Trump considera que os preços já estão demasiado elevados e, por isso, pede ao cartel que retire do caminho os cortes de produção para que o preço da matéria-prima desça. Aqui, funciona a regra do mercado: quanto maior é oferta menor é o preço e vice-versa.

"Espero que a Arábia Saudita e a OPEP não cortem a produção de petróleo", disse Trump no Twitter, no mês passado. Mais tarde, em resposta à queda dos preços da matéria-prima, o presidente norte-americano regressou ao Twitter: "Obrigado à Arábia Saudita, mas temos de ir mais longe".

De acordo com a BBC, se compararmos os preços do petróleo atuais com os da década passada, agora são "inegavelmente mais baixos". O preço do barril do Brent, por exemplo, caiu para 58,76 dólares a 28 de novembro, o nível mais baixo desde outubro de 2017. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório