Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

APCOR quer 20 novas empresas e tem 30 mil euros para ideias inovadoras

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) lança esta quinta-feira o programa Cork_Empreende, que distribuirá 30.000 euros por seis ideias de negócios inovadoras e pretende criar 20 novas empresas em áreas como a moda, a arquitetura e o agroalimentar.

APCOR quer 20 novas empresas e tem 30 mil euros para ideias inovadoras
Notícias ao Minuto

11:22 - 05/12/18 por Lusa

Economia Cortiça

Desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas para a Promoção do Espírito Empresarial, o projeto hoje revelado à Lusa propõe-se criar "vários postos de trabalho por todo o território nacional" com base em modelos de negócio orientados para processos tecnológicos e em iniciativas empresariais que privilegiem a internacionalização.

João Rui Ferreira, presidente da APCOR, explicou que os principais destinatários do programa são os empreendedores com novas ideias de negócios e as pequenas e médias empresas que, constituídas há menos de dois anos, tenham capacidade para corporizar novos 'business models'.

"Durante o projeto será feito o mapeamento de novas oportunidades de empreendedorismo na fileira da cortiça, bem como das necessidades de capacitação para um amplo programa empreendedor assente em três eixos de sustentabilidade: a competitividade, o meio ambiente e a responsabilidade social", referiu o responsável.

Inovação, potencial de comercialização e produção em larga escala a preço competitivo serão critérios de seleção entre os projetos candidatos, que deverão apostar em "setores estratégicos da especialização inteligente: a fileira da cortiça, a moda e o design, a arquitetura, as tecnologias de informação e comunicação [TIC], a construção, a indústria agroalimentar e o mobiliário".

O objetivo da APCOR é que, até meados de 2020, sejam criadas oito empresas novas nas áreas do conhecimento ou da tecnologia e 12 novas firmas nos domínios das indústrias culturais e criativas - num e noutro caso, sempre com ligação à cortiça.

Independentemente do ramo a explorar, a instituição espera apoiar ainda mais 15 empresas que, já em atividade, também possam beneficiar das ações previstas no Cork_Empreende, que, além do concurso de ideias, anuncia igualmente 'workshops', um 'roadshow', um seminário, sessões de 'pitching' e várias iniciativas de 'coaching' e 'mentoring'.

Os resultados prévios do programa deverão ser apresentados ao público no final de 2019, juntamente com as conclusões de diferentes estudos que a APCOR já tem em curso sobre o setor, entre os quais: um com o diagnóstico e a visão prospetiva do impacto das indústrias criativas e das TIC na fileira da cortiça, e outro sobre a realidade produtiva e empreendedora do setor no que se refere às TIC, às indústrias criativas e aos fatores de inovação aplicados na competitividade de novas empresas.

Da lista de parceiros do Cork_Empreende constam entidades como câmaras municipais, universidades, centros tecnológicos, parques empresariais e associações industriais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório