Portugal já tem 'luz verde' para proceder ao pagamento ao FMI

António Costa anunciou, na semana passada, que pretendia pagar a totalidade do empréstimo ao FMI até ao final do ano.

Notícia

© Global Imagens

Beatriz Vasconcelos
04/12/2018 10:34 ‧ 04/12/2018 por Beatriz Vasconcelos

Economia

Empréstimo

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) anunciou, esta terça-feira, que Portugal tem 'luz verde' para proceder ao pagamento antecipado ao FMI, em linha com as intenções do Governo, anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa na semana passada.

"O Conselho de Administração do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) decidiu hoje [terça-feira] dispensar a obrigatoriedade de reembolso dos empréstimos do FEEF, permitindo a Portugal proceder ao reembolso antecipado do seu empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI)", pode ler-se no comunicado do mecanismo. 

Na semana passada, recorde-se, António Costa anunciou a intenção do Governo de proceder ao reembolso total do empréstimo ao FMI. 

"O pagamento antecipado ao FMI irá gerar um benefício financeiro para Portugal, substituindo a dívida ao FMI por empréstimos no mercado de capitais a custos mais baixos", disse Klaus Regling, CEO do FEEF. 

Ainda assim, Portugal compromete-se a reembolsar antecipadamente ao FEEF até dois mil milhões de euros entre 2020 e 2023, "após o pagamento integral do empréstimo ao FMI". Este compromisso, saliente-se, está sujeito às condições de mercado e ao possível impacto na sustentabilidade da dívida. 

No âmbito do empréstimo, os credores oficiais de Portugal disponibilizaram 78 mil milhões de euros durante um período de três anos. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas