Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Consumo de energia elétrica subiu 5% em novembro. Frio 'ajudou'

O consumo de energia elétrica subiu 5% em novembro, face ao período homólogo, "impulsionado pelas temperaturas mais baixas registadas este mês", segundo dados da REN -- Redes Energéticas Nacionais.

Consumo de energia elétrica subiu 5% em novembro. Frio 'ajudou'
Notícias ao Minuto

20:13 - 03/12/18 por Lusa

Economia Eletricidade

Por outro lado, "com correção de temperatura e número de dias úteis regista-se, ainda assim, uma evolução de 2,9%" no consumo.

No final do mês passado, a variação acumulada anual situava-se em 3,0%, ou 1,7%, tendo em conta as mesmas correções de temperatura e dias úteis.

"A produção renovável abasteceu 52% do consumo nacional e a produção não renovável os restantes 48%", de acordo com os mesmos dados, que apontam ainda para um saldo de trocas com o estrangeiro "exportador" e que equivale a 6% do consumo nacional.

No período entre janeiro e novembro, a produção eólica foi de 23%, hidroelétrica de 22%, biomassa de 5% e fotovoltaica de 1,6%. No caso da produção não renovável, o gás natural foi responsável por 27% e o carvão por 21%.

"No mercado de gás natural mantém-se a tendência de redução do consumo que se vem verificando ao longo de todo o ano, devido à quebra no segmento de produção de energia elétrica, influenciada pela maior disponibilidade, este ano, de energia renovável", segundo a REN.

Por isso, em novembro, o consumo de gás natural caiu 8% em termos homólogos "devido à contração de 28% no segmento do mercado elétrico", revela a empresa.

Já no segmento convencional continua a registar-se crescimento "com uma variação homóloga, este mês, de 5,5%", segundo os dados da REN.

No final de novembro, o consumo de gás natural registava "uma variação anual de -6,9% face ao verificado no mesmo período do ano anterior, resultado de uma contração de 24% no mercado elétrico e de um crescimento de 4,5% no segmento convencional", avança a mesma fonte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório