Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

DBRS mantém Santander Totta com 'rating 'A' de longo prazo

A agência canadiana DBRS reafirmou hoje os 'ratings' de longo prazo do Santander Totta em 'A', avançou o banco em comunicado.

DBRS mantém Santander Totta com 'rating 'A' de longo prazo
Notícias ao Minuto

19:33 - 03/12/18 por Lusa

Economia Banco

A agência reafirmou ainda os 'ratings' de curto prazo em 'R-1' (baixo), "mantendo a perspetiva para ambos os 'ratings' como estável", lê-se na mesma nota.

O Santander Totta recordou que, em abril, "a agência tinha feito um 'upgrade' dos 'ratings' de longo prazo, que passaram na altura de 'A' low [baixo] para 'A'".

A instituição salientou ainda que a DBRS referiu "o papel importante que o Santander Totta desempenha enquanto subsidiária do Santander", salientando que "com a aquisição do Banco Popular Portugal, o Santander solidificou a sua posição como banco número dois em Portugal".

O banco lembrou também que as atuais notações de 'rating' da dívida de longo prazo, "em comparação com os níveis da República Portuguesa são as seguintes: 'Fitch -- BBB+' (Portugal -- 'BBB.); Moody's -- 'Baa3' (Portugal -- 'Baa3'); S&P -- 'BBB-' (Portugal -- 'BBB-'); e DBRS -- 'A' (Portugal -- 'BBB')".

Em 12 de outubro, a DBRS informou que mantinha o 'rating' atribuído a Portugal em 'BBB', com perspetiva estável, depois de em abril ter melhorado a notação financeira de 'BBB' (baixo).

"A confirmação da perspetiva estável reflete a visão da DBRS que os riscos para a notação estão amplamente equilibrados", referiu a agência de 'rating' em comunicado, salientando que, "embora moderado na primeira metade de 2018, quando comparado com 2017, projeta-se um crescimento real do PIB [Produto Interno Bruto] de 2,3% para o ano completo, acima da média da zona euro".

De acordo com a DBRS, o défice orçamental e o rácio da dívida relativamente ao PIB vão "continuar a diminuir" e o crédito malparado (NPL) dos bancos também está a recuar.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório