Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

INE confirma. Economia portuguesa abrandou no terceiro trimestre

A procura interna deu um contributo mais fraco. Previsões de Centeno apontam para um crescimento de 2,3% no conjunto do ano de 2018.

INE confirma. Economia portuguesa abrandou no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O crescimento do produto interno bruto (PIB) foi de 2,1% no terceiro trimestre deste ano, desacelerando face aos 2,4% registados no segundo trimestre. De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgado esta sexta-feira, em causa esteve um contributo menos positivo por parte da procura interna.

"A procura interna registou um contributo menos positivo, em resultado da desaceleração do consumo privado. A procura externa líquida apresentou um contributo negativo ligeiramente menos intenso que o observado nos dois trimestres anteriores, tendo as exportações e importações de bens e serviços desacelerado", pode ler-se no relatório da agência de estatísticas. 

Em cadeia o crescimento económico foi de 0,3%. 

Os números agora divulgados vêm agora confirmar a estimativa rápida, divulgada em meados de novembro, que apontava para que o crescimento económico abrandasse nesse período.

Porém, as estimativas dos analistas consultados pela agência Lusa apontavam para que o crescimento da economia se mantivesse constante no terceiro trimestre. Ou seja, com variações de 0,5% e de 2,3% em cadeia e em termos homólogos, respetivamente. 

Para o conjunto do ano, as previsões do Governo - divulgadas no Programa de Estabilidade 2018-2022, apresentado em abril - apontam para um crescimento de 2,3%, em linha com as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Esta foi também uma meta reiterada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, durante a apresentação do Orçamento do Estado para o próximo ano. 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h10]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório