Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Inflação. Subida dos preços terá desacelerado em novembro

O índice que mede a subida dos preços terá desacelerado em novembro, de acordo com a estimativa rápida do INE.

Inflação. Subida dos preços terá desacelerado em novembro
Notícias ao Minuto

09:30 - 30/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,9% em novembro de 2018, em comparação com o valor de 1% em outubro, de acordo com a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Já a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente - que exclui a volatilidade dos produtos alimentares não transformados e energéticos - situou-se em 0,6%, face a 0,4% no mês anterior.

Por outro lado, a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído de 7,3% em outubro para 4,9% em novembro, segundo a agência de estatísticas.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que serve para comparar os países da UE entre si, terá registado uma variação homóloga de 1%. Em outubro, este índice tinha-se fixado em 0,8%.

Esta é apenas uma estimativa rápida, com base em informação recolhida e validada até dois dias antes da divulgação, não incluindo toda a informação disponível para o mês em questão. Por este motivo, os valores estimados podem não coincidir com os definitivos, que serão publicados no próximo dia 12 de dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório