Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 11º

Edição

Estado arrecadou mais 1.726 milhões de euros em impostos

Entre janeiro e outubro, o Estado arrecadou 35,9 mil milhões de euros em impostos.

Estado arrecadou mais 1.726 milhões de euros em impostos
Notícias ao Minuto

08:53 - 30/11/18 por Notícias Ao Minuto 

Economia DGO

O Estado arrecadou 1.726 milhões de euros com impostos em outubro, de acordo com a síntese dea execução orçamental, divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO). 

"Até outubro de 2018, a receita fiscal líquida do subsetor Estado registou um aumento de 1.726,3 milhões de euros (+5%) face ao período homólogo, explicado maioritariamente pela variação da receita fiscal dos impostos diretos e IVA", lê-se na síntese divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Segundo o documento, os impostos diretos subiram 6,5% para cerca de 15,6 mil milhões de euros, impulsionados pelas receitas de IRS e IRC que aumentaram, respetivamente, 426,8 milhões de euros (+4,4%) e 505,5 milhões de euros (+11,1%).

Já os impostos indiretos aumentaram 4% para 20,3 mil milhões de euros, sobretudo, devido à prestação do IVA (+619,3 milhões de euros), ao Imposto do Selo (+82,9 milhões de euros) e os restantes indiretos, "com exceção do Imposto sobre o Tabaco que decresce (-41,7 milhões de euros)".

Contas do Estado com "excedente global de 259 milhões" até outubro

Depois de aprovado o quarto, e último, Orçamento da legislatura, o Ministério das Finanças enviou às redações os dados relativos à execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP), informando que "registou até outubro um excedente global de 259 milhões de euros (ME), representando uma melhoria de 2.072 milhões face ao período homólogo explicada por um crescimento da receita (5,4%) superior ao aumento da despesa (2,1%)".

A evolução da despesa, lê-se no documento, "beneficia do fim do pagamento dos duodécimos do Subsídio de Natal nos salários e pensões", pagos em novembro e dezembro "no valor de 2.980 milhões de euros".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório