Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Associação automóvel aplaude eliminação do aumento da tributação autónoma

A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) congratulou-se hoje com a eliminação do aumento que estava previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) das tributações autónomas sobre a compra de carros pelas empresas, que considerava injustificado.

Associação automóvel aplaude eliminação do aumento da tributação autónoma
Notícias ao Minuto

11:09 - 28/11/18 por Lusa

Economia OE2019

"Se tivesse sido aprovada a proposta do Governo, as empresas iriam pagar mais 40 milhões de euros de imposto, o que não tinha qualquer justificação", refere a ACAP em comunicado.

De acordo com a associação, "logo que foi conhecida a proposta do Governo, a ACAP reuniu-se com os vários grupos parlamentares propondo a eliminação daqueles aumentos e procurando que fosse encontrada uma maioria parlamentar para votar aquela eliminação", o que veio a acontecer na terça-feira.

Segundo a associação, o aumento de 50% que tinha sido proposto pelo executivo na taxa de tributação autónoma para veículos até 25.000 euros de valor de aquisição "iria agravar a tributação sobre as empresas, nomeadamente as pequenas e médias empresas, o que não tinha qualquer justificação".

O Governo propunha ainda um aumento de 35% para 37,5% daquela taxa para os veículos com valor de aquisição igual ou superior a 35.000 euros, tendo esta proposta sido também eliminada.

O PCP, o BE, o PSD e o CDS juntaram-se na terça-feira para chumbar no parlamento a subida que estava prevista na proposta de OE2019 das tributações autónomas sobre a compra de carros pelas empresas.

O Governo estimava arrecadar 40 milhões de euros com a medida, mas o PCP avançou com uma proposta de eliminação do artigo que previa o agravamento das taxas, e todos os partidos, à exceção do PS, votaram a favor, o que significa que se mantêm as atuais taxas.

No relatório que acompanha a proposta do OE2019, o Governo justificava o aumento das taxas como sendo uma "medida de desincentivo a práticas de planeamento fiscal abusivo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório