Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Mais um máximo. Avaliação das casas subiu para 1.212 euros em outubro

Avaliação que os bancos fazem das casas aumentou sete euros em comparação com setembro.

Mais um máximo. Avaliação das casas subiu para 1.212 euros em outubro
Notícias ao Minuto

11:00 - 28/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O valor médio de avaliação bancária foi de 1.212 euros em outubro, mais sete euros do que no mês anterior e estabelecendo um novo máximo, de acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). 

“O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, fixou-se em 1.212 euros por metro quadrado, mais sete euros que em setembro”, pode ler-se no relatório divulgado pelo INE. 

No caso dos apartamentos, o preço por metro quadrado fixou-se nos 1.277 euros por metro quadrado, o que significa um aumento de 13 euros face ao mês anterior. 

Já no caso das moradias o cenário é contrário. A avaliação que os bancos fazem das moradias desceu um euro para 1.110 euros por metro quadrado. 

No mesmo mês do ano passado, a avaliação bancária estava nos 1.141 euros, menos 71 euros do que atualmente. 

Do ponto de vista regional - e em comparação com o mês anterior -, a maior subida da avaliação que os bancos fazem das casas foi no Algarve. Já a Região Autónoma da Madeira e a Região Autónoma dos Açores registaram descidas

Se compararmos com o mesmo mês mas de 2017, o Algarve regista também a taxa de variação homóloga mais elevada e a Região Autónoma da Madeira a mais baixa. 

Deste modo, em outubro, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa, a Região Autónoma da Madeira e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional. A região do Alto Alentejo foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional.

[Notícia atualizada com mais informação às 11h15]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório