Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Plataforma portuguesa 'abriu' digitalmente lojas de têxteis do Norte

Uma plataforma de três empreendedores portugueses está a garantir, há alguns meses, compras eletrónicas em 'tradicionais' lojas de fábricas de têxteis do Norte, com planos para alcançar 10 parceiros e uma faturação de 350 mil euros em 2019.

Plataforma portuguesa 'abriu' digitalmente lojas de têxteis do Norte
Notícias ao Minuto

11:28 - 25/11/18 por Lusa

Economia Empreendedorismo

Tudo começou quando Reinaldo Moreira, um dos sócios fundadores e dedicado a 100% à jovem empresa, recebeu um par de meias comprado numa loja de fábrica de confeção.

Reinaldo juntou-se então a Francisco Pimentel e a Miguel Pinto para fazerem nascer a plataforma Springkode e mostrar "ser possível comprar roupa de forma alternativa indo diretamente à fonte, ao local de confeção", através da renovação do conceito loja de fábrica.

Com financiamento próprio de 100 mil euros aplicado em "angariação de parceiros, desenvolvimento de plataforma e os primeiros passos na comunicação", o projeto nasceu no passado dia 13 de abril e conta com três fábricas parceiras: a Lagofra (Seroa, Porto), a TIVA (Abade de Neiva, Barcelos) e a TMR (Azurém, Guimarães).

"A referência é de 10 fábricas a juntarem-se ao projeto em 2019, mas queremos suplantar. Nós trabalhamos mais do que isso", disse Reinaldo Moreira à agência Lusa, sublinhando o objetivo de "explorar ao máximo a realidade da confeção portuguesa, que é riquíssima e tem dezenas, centenas de fábricas que trabalham para as melhores marcas de moda mundiais".

Este será o foco durante um ano, indicou o empreendedor, que revelou também os planos para idas a Espanha e a Itália para os "primeiros contactos com as associações do setor e com algumas fábricas para avaliar o interesse de se juntarem ao projeto".

Internacionalização tem estado, assim, no vocabulário da Springkode, que quer levar a "outras geografias" o seu "modelo de negócio enquanto proposta de valor ao cliente final".

"Este projeto nasce europeu, eu gostaria que ele nascesse global, mas questões alfandegárias impedem de o fazer nesta fase, estamos a focar-nos no nosso mercado natural, que entendemos ser o europeu", explicou à Lusa.

Planeado está também o investimento de cerca de 1,1 milhões de euros até ao 'breakeven' (ponto de equilíbrio) na 'startup', com atualmente cinco elementos.

Com um 'fee' sobre as vendas, a plataforma oferece a "marca de fábrica" e a "identidade do produto", assegurando a "proveniência e a autenticidade" da oferta e da qualidade.

Assim, o cliente alvo é o que procura a "melhor relação qualidade-preço".

Na plataforma de lojas de 'sempre' de fábrica, mas agora em modelo digital, há peças desenvolvidas e produzidas integralmente pelas fábricas e que não podem ser compradas em mais lado algum, garantiu um dos fundadores da Springkode.

À questão inevitável sobre se houve inspiração da já 'gigante' Farfetech, a plataforma de vendas 'online' de marcas de luxo criada pelo português José Neves, Reinaldo Moreira respondeu que é "um modelo para qualquer 'startup' portuguesa, que esteja a começar e queira internacionalizar o seu negócio".

"Inspira-nos todos os dias. Acompanhamos muito de perto a evolução da empresa e o nosso modelo de negócio é, em tudo, semelhante ao deles. No entanto, queremos posicionar-nos na cadeia de abastecimento e crescer num segmento de mercado diferente", rematou.

Já à outra pergunta incontornável sobre se haverá saldos, o empreendedor não descartou a hipótese de promoções, mas lembrou que a plataforma trabalha com pequenas quantidades de produto.

"Estamos a disponibilizar o produto já a um preço muito reduzido face ao que seria normal encontrar nas lojas", uma vez que não são adicionadas margens que acautelem necessidade de escoar produto de fim de coleção, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório