Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

BCP convoca obrigacionistas para avaliar fusão com imobiliária

O BCP convocou os obrigacionistas para uma assembleia-geral (AG), no próximo dia 17 de dezembro para se pronunciarem "relativamente aos possíveis prejuízos" de uma fusão por incorporação de duas imobiliárias no banco.

BCP convoca obrigacionistas para avaliar fusão com imobiliária
Notícias ao Minuto

15:06 - 21/11/18 por Lusa

Economia CMVM

Assim, a convocatória da reunião, enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) revela que o único ponto em apreço são "possíveis prejuízos para os senhores obrigacionistas decorrentes da fusão por incorporação, mediante transferência global do património, da Sadamora -- Investimentos Imobiliários, S.A. e Enerparcela -- Empreendimentos Imobiliários, S.A., no Banco Comercial Português, S.A".

O banco dá ainda a conhecer aos detentores de obrigações de que "o BCP detém integralmente o capital das sociedades a incorporar, informando que a fusão será concretizada sem prévia deliberação das assembleias-gerais das sociedades envolvidas, salvo se detentores de 5% da emissão o requerer".

Em outro comunicado, a instituição explica que o contrato de compra e venda, segundo o qual o BCP "adquiriu a totalidade das ações representativas do capital social da Sadamora e da Enerparcela", foi outorgado em 08 de outubro deste ano. As sociedades deixaram assim de ser controladas indiretamente pelo banco e passaram a sê-lo diretamente e a 100%.

O BCP passou a controlar a Enerparcela em 2013, depois da compra do fundo Multiusos Oriente. No mesmo ano, o banco adquiriu "em reembolso de crédito próprio" a totalidade das "unidades de participação" do fundo Grand Urban, que detém a Sadamora.

Com a fusão por incorporação, o BCP espera obter "ganhos de eficiência, através da racionalização de processos de governo societário, e das estruturas operativas, de 'backoffice' e outras funções de suporte", segundo o mesmo comunicado.

O Jornal de Negócios avançou que o BCP já injetou 40 milhões nestas duas sociedades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório