Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Exportações de metalurgia e metalomecânica sobem 15% até setembro

As exportações do setor metalúrgico e metalomecânico subiram 15% até setembro, face a igual período de 2017, para 13.811 milhões de euros, divulgou hoje a AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal.

Exportações de metalurgia e metalomecânica sobem 15% até setembro
Notícias ao Minuto

08:42 - 21/11/18 por Lusa

Economia para 13.811 milhões

De acordo com a entidade, entre janeiro e setembro deste ano, as exportações registaram um "crescimento homólogo de 15%".

Setembro "foi também o 25.º mês consecutivo em que as exportações do setor suplantaram os 1.000 milhões de euros", refere a AIMMAP, atingindo 1.563 milhões de euros, um aumento de 8,6% face ao período homólogo de 2017.

"Este número suscita evidentemente uma grande satisfação, correspondendo ao sexto melhor mensal de sempre", acrescenta a associação, salientando que "há mais de dois anos consecutivos que são exportados valores superiores a 1.000 milhões de euros por mês".

Em termos de valor acumulado -- de janeiro a setembro --, "registou-se o melhor de sempre nesse período, atingindo o montante de 13.811 milhões de euros".

A AIMMAP acrescenta que "o total das exportações do setor metalúrgico e metalomecânico nacional em 2018 irá efetivamente suplantar os 19 mil milhões de euros, o que permitirá ultrapassar com larga margem o número recorde de 16,4 mil milhões de euros, atingido em 2017".

Depois de uma ligeira quebra de exportações em agosto, que segundo a associação se deveu às "oscilações" de vendas de componentes para a indústria automóvel alemã e à redução da comercialização de equipamentos para o Reino Unido devido ao 'Brexit', setembro registou uma recuperação.

"Apesar de se ter tratado de uma quebra ligeira e com razões bem identificadas, não deixava de ser uma redução", admitiu o vice-presidente executivo da entidade, Rafael Campos Pereira, citado em comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório