Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Líderes financeiros admitem falta de mão de obra qualificada

Também o otimismo em relação ao panorama nacional e empresarial parece ter abrandado.

Líderes financeiros admitem falta de mão de obra qualificada
Notícias ao Minuto

15:15 - 20/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

A maioria dos líderes financeiros em Portugal admite ter dificuldades em encontrar os melhores profissionais, de acordo as conclusões do estudo European CFO Survey Autumn 2018, da Deloitte.

As dificuldades na contratação de profissionais prendem-se com conhecimento técnico, 'soft skills', resolução de problemas e adaptabilidade, segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"Hoje em dia, a atração e retenção de talento são questões que preocupam cada vez mais as empresas. De acordo com esta edição do estudo - que tem uma pergunta dedicada especificamente ao talento - a escassez de conhecimento técnico e de competências pessoais estão entre as maiores preocupações dos líderes financeiros, no que toca à contratação de novos profissionais", afirma Nelson Fontainhas, 'partner' da Deloitte.

Otimismo abranda

Relativamente às perspetivas económicas do país, 70% dos 'chief financial officer' (CFO) dizem estar otimistas, um sentimento que abrandou em comparação com o último trimestre, quando a percentagem foi de 90%, ainda de acordo com o mesmo estudo. 

O mesmo se verifica em relação às perspetivas das suas próprias empresas, já que 41% dos diretores financeiros mostram-se mais otimistas do que há seis meses, um valor ligeiramente inferior aos 53% da última edição. 

Mantém-se a incerteza

A maioria dos diretores financeiros portugueses considera que o seu negócio enfrenta um elevado nível de incerteza financeira e económica. Do lado oposto, apenas 2% dos inquiridos revelam que o nível de incerteza é reduzido. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório