Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

China beneficiará dos seus planos de desenvolvimento 'verde'

A China obterá "benefícios consideráveis", caso execute os seus planos para um desenvolvimento económico 'verde', considera a agência de notação financeira Stardard & Poor's (S&P), num relatório publicado hoje.

China beneficiará dos seus planos de desenvolvimento 'verde'
Notícias ao Minuto

11:23 - 20/11/18 por Lusa

Economia S&P

"Ainda que a China tenha um longo caminho a percorrer, para transformar a sua gigantesca economia de uma grande fonte de poluição para potência 'verde'", o país beneficiará do "ênfase num desenvolvimento" amigo do ambiente, escreve a agência.

A S&P nota que Pequim está a "dar prioridade ao controlo da poluição nos seus planos de desenvolvimento", com medidas favoráveis "para as finanças 'verdes' e investimento estratégico em energias renováveis e veículos elétricos".

O país tem também desenvolvido os chamados mercados financeiros verdes -- títulos ou créditos destinados a projetos sustentáveis --, visando apoiar indústrias 'verdes' que promovem "tecnologias de última geração" amigas do ambiente.

A agência destaca que Pequim quer também "promover uma imagem verde" no seu projeto de infraestruturas internacional 'um cinturão, uma rota', que inclui a construção de portos, aeroportos, autoestradas ou malhas ferroviárias ao longo da Europa, Ásia Central, África e sudeste Asiático.

O objetivo é atrair capital privado internacional para a iniciativa, algo que a S&P considera "crucial" para o seu êxito, face à suspeição de "vários países" para com as ambições estratégicas de Pequim.

Na esfera internacional, a China poderá tornar-se um "líder na ação climática", devido às suas políticas e à postura da atual Administração norte-americana, liderada por Donald Trump.

A agência considera que a "resposta às alterações climáticas está a provocar uma transformação global, que poderá alterar a situação geopolítica", à medida que vários países "reorientam as suas economias para um desenvolvimento sustentável e com baixa emissão de carbono".

A China é o maior emissor mundial de gases com efeito de estufa, seguida pelos Estados Unidos, o principal consumidor de carvão e o segundo maior consumidor de petróleo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório