Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Centeno está confiante num acordo entre Bruxelas e Itália

Comissão Europeia emite um parecer sobre o orçamento italiano na quarta-feira.

Centeno está confiante num acordo entre Bruxelas e Itália

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse na segunda-feira que está confiante de um acordo entre Roma e a União Europeia, relativamente ao orçamento do estado italiano para o próximo ano. Centeno disse, numa entrevista à agência Reuters, que as conversações entre Itália e Bruxelas têm sido "muito positivas"

"Isto é o que eu espero", disse Centeno à Reuters, referindo-se à possibilidade de ambas as partes chegarem a um acordo. 

Em causa está o facto de o orçamento italiano não cumprir as regras europeias, o que levou Bruxelas a chumbar a primeira proposta apresentada pelo governo italiano. Depois, a Comissão Europeia deu um prazo para o documento fosse alterado, mas Itália reiterou as medidas que constavam na primeira proposta, acrescentou que Itália está comprometida em manter-se na zona euro e pediu "flexibilidade". 

Bruxelas deverá pronunciar-se esta quarta-feira sobre o documento, ao mesmo tempo que publicará, também, um parecer sobre os projetos orçamentais de todos os restantes Estados-membros - incluindo de Portugal

A Comissão Europeia, que já apontara "uma derrapagem sem precedentes" no plano orçamental que devolveu a Roma, estima além do mais -- de acordo com as suas Previsões Económicos de Outono, divulgadas na passada semana -- que o défice poderá ultrapassar 2,9% no próximo ano e 3,1% em 2020 com as medidas orçamentais preconizadas pelas autoridades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório