Meteorologia

  • 22 ABRIL 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Portugueses vão poupar menos neste Natal

Estudo sobre o consumo dos portugueses no Natal revela que há menos intenções de poupar nesta quadra.

Portugueses vão poupar menos neste Natal
Notícias ao Minuto

11:26 - 19/11/18 por Notícias Ao Minuto 

Economia Estudo

É preciso acautelar as despesas, mas no Natal deste ano verifica-se uma menor intenção de poupar. De acordo com Observador Cetelem, a percentagem de portugueses que pretende poupar neste período é de 19%, menos 11 pontos percentuais que no ano passado. No entanto, 5% assume que "talvez" venha a poupar.

Para conseguirem poupar, 24% pretende comprar as suas prendas nas promoções ou em locais mais baratos. Já 22% dos inquiridos é bem mais radical e diz que para poupar prefere não comprar e, consequentemente, não gastar dinheiro em presentes, ao passo que outros 22% planeia oferecer prendas mais acessíveis, segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Quando a estratégia é diminuir os gastos, a oferta de presentes apenas às crianças ou à família mais próxima continua a ser uma regra, de acordo com 18% dos inquiridos. Outra das opções passa por antecipar as compras (7%) ou dar prendas exclusivamente a crianças (3%).

“A diminuição das intenções de poupança dos consumidores portugueses pode ser consequência de um período de maior confiança e estabilidade financeira, mas também de um aumento do poder de compra. Verificamos ainda uma tendência, que já se verificava noutros anos, que passa por evitar gastos que extravasem a estrutura familiar mais chegada, como os pais, filhos ou cônjuges. Estas estratégias de poupança podem ajudar a garantir uma gestão saudável do orçamento para esta época”, refere Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório